Importância das correias de mineração

A indústria é um dos principais pilares de sustentação da economia brasileira. Está envolvida no desenvolvimento e crescimento de nosso país desde o seu surgimento, sobretudo na exploração e no extrativismo.

Nestes segmentos industriais, a mineração é, sem dúvida, uma das importantes e está ligada à fundação do Brasil como país. Desde o início de nossa história vemos a mineração como impulsionador do surgimento de cidades, estados e do desenvolvimento econômico e cultural de localidades, como a cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais.

Ouro Preto surgiu na esteira da busca pelo ouro, minério que está em seu nome, em suas paredes e na cultura e imaginário local. Muitas pessoas, naquele Brasil colônia, arriscaram suas vidas para encontrar a riqueza que mudaria seus destinos.

Naquele período, aliás, a mineração era uma atividade de muito risco. A indústria da mineração ainda era rudimentar, com pouca tecnologia e colocando a vida dos mineiros, pessoas que passavam o dia buscando o ouro, constantemente em risco.

Felizmente, nos dias atuais, a indústria da mineração recebeu um grande auxílio da tecnologia, que tornou o processo de exploração não apenas mais dinâmico como também muito mais seguro graças ao advento de diversos instrumentos que são utilizados no dia a dia de quem atua nesse setor.

Um desses produtos que merece destaque são as correias de mineração. Pouco conhecidas, elas são cruciais para que a cadeia mineradora funcione sem problemas. Vamos contar agora um pouco mais sobre esse produto e porque ele é tão importante neste setor.

Correia transportadora

Na indústria de mineração, as estruturas empregadas para o transporte dos produtos extraídos da terra, como a esteira de mineração, lida com uma enorme quantidade de matéria-prima.

São toneladas e toneladas de pedras preciosas retiradas do seio de minas que circulam por essas estruturas, para serem refinadas e transformadas nos belos itens de decoração a que estamos costumados.

Mas, para que isso seja possível, é preciso que todos os equipamentos estejam funcionando bem, e um deles, apesar de não ser muito conhecido, tem papel fundamental nessa cadeia: a correia transportadora.

A correia transportadora nada mais é do uma forma de borracha, de comprimento bastante longo, que tem força suficiente para receber cargas muito pesadas e se modelar à esteira transportadora que recebe os produtos. Essa esteira gira constantemente, para transportar os metais.

Porque a correia é tão importante?

A correia de mineração é um dos elos mais importantes da cadeia de mineração porque é ela quem torna essa tarefa mais simples e menos desgastante para os trabalhadores atuais. Sem uma boa correia, quem atua nessa indústria teria de carregar enormes pesos todos os dias.

Imagine, por exemplo, uma empresa de mineração do porte das gigantes nacionais ou internacionais, que extraem dezenas de toneladas todos os dias sem uma boa correia de mineração?

Para manter seu ritmo de trabalho, essas empresas teriam de colocar seus trabalhadores para içar as estruturas onde os minerais extraídos estavam e então, realizar o transporte desse produto até o local onde seria minerado.

Além da tarefa extenuante para os trabalhadores, a ausência da correia aumentaria e muito o custo que as empresas desse segmento teriam com transporte, já que seria preciso gastar mais contratando mais pessoas para realizar o trabalho que a correia transportadora torna mais simples.

Além disso, o uso da correia transportadora otimiza o tempo, permitindo que grandes cargas de minério sejam  transportadas muito mais rapidamente.

Usos da correia transportadora

A correia transportadora, como foi mostrado acima, é muito utilizada no segmento de mineração, já que torna possível e muito mais rápido transportar enormes quantidades de minério sem sacrifício para os trabalhadores ou perda de tempo e de dinheiro.

Porém, esse produto não é utilizado apenas nesse segmento. A correia é empregada em praticamente toda a indústria, principalmente daqueles que fabricam produtos em larga escala, como as dedicada à fabricação de produtos têxteis, de cimento, de plástico, cerâmica ou siderúrgicas.

Todos estes segmentos, além de outros que necessitam de automação e insumos que tornem possível o trabalho em larga escala, são o foco de atuação da COFACO. Situada no interior de São Paulo, essa fabricante de correias não apenas conhece o mercado, como também desenvolve produtos para tornar as tarefas do setor muito mais eficazes.

COFACO e a indústria de correias

Há mais de cinquenta anos no mercado, a COFACO se especializou como uma indústria de correias conhecida pela qualidade dos produtos que fabrica e de olho nas mais modernas técnicas de desenvolvimento destes equipamentos.

Afinal, a indústria da mineração está em constante renovação, e é preciso fôlego para acompanhar suas mudanças e oferecer sempre os produtos corretos para atender a demanda desse setor.

De olho na intensa mecanização, a COFACO se especializou também em prover correias que se encaixem a esteiras transportadoras de outros setores que necessitam de tanta ou igual mecanização e dinamismo em seu a dia a dia, como o da cana-de-açúcar.

Depois de um início colonial, onde todo o trabalho era feito manualmente, a indústria sucroalcooleira se tornou uma das mais mecanizadas, principalmente no interior de São Paulo, área onde a COFACO está instalada.

Por isso, a empresa vem trabalhando para ser não apenas uma indústria de correias, como também para se especializar em prover equipamentos para esteiras transportadoras dos mais diversos produtos e, também, as correias transportadoras que tornam esse trabalho possível.

A indústria de mineração é um dos grandes motores da economia, mas para que continue assim é preciso não só tecnologia, como também trabalhadores dispostos a contribuir e, sobretudo, os insumos tecnológicos que tornem isso possível.

Nós, da COFACO, construímos nossa empresa com base na criação de excelentes correias que tornem não apenas o trabalho neste e em todas as outras indústrias extrativistas e de larga escala mais eficiente e menos custoso.

Afinal, quanto menos tempo e dinheiro estes locais perderem, mais rápido girará a roda da economia. Com as engrenagens certas e bem aparadas, seremos capazes de manter tudo funcionando.

E nossas correias estão sempre prontas para impulsionar as esteiras do desenvolvimento.